Páginas

5 de jul. de 2010

TINTAS ARTESANAIS: ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS

O QUE SÃO AS TINTAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS

São as produzidas artesanalmente, a partir de insumos e matérias-primas naturais e orgânicas; portanto livres dos COVs - Compostos Orgânicos Voláteis - elementos sintéticos e agentes químicos tóxicos, derivados do petróleo, que levam até um ano para cessarem de impregnar os ambientes.

As tintas ecológicas, sejam elas a base de terra ou a base de cal e pigmentos naturais, são produtos que geram um índice zero na emissão do carbono e não contém COVs.
Elas são produzidas a partir de componentes de origem mineral ou vegetal tais como terra, argila, rochas, plantas, flores, sementes, folhas, raízes, cascas de árvores, legumes, frutos, água, etc.

As tintas ecológicas portanto, não geram poluentes, nem causam danos aos usuários da habitação, nem ao meio ambiente.



Para quem quer pintar a casa, o condomínio, a rua, o bairro, a cidade, a empresa, o escritório, o consultório, o hotel a escola;  e ter de quebra mais saúde ambiental e ainda preservar a natureza, aí vai a dica:
A pintura ecológica e sustentável a base de Terra ou a base de Cal e pigmentos naturais tem durabilidade semelhante as tintas comercializadas, não utilizam insumos tóxicos, tem ação fungicida e, além de tudo, são muito mais baratas.
 
As fórmulas da maioria das tintas industrializadas a venda no mercado, possuem   um elevado índice de Compostos Orgânicos Voláteis (COV), que são substâncias químicas invisíveis e até inodoras, mas que são altamente prejudiciais a saúde humana.


Além disso, essas tintas, quando aplicadas na parede de um ambiente, formam ali um tipo de filme;, uma camada bastante fina, porém capaz de fazer com que a habitação  pare de “respirar”, ou seja, de desempenhar a função de “terceira pele” daqueles que nela habitam.


“Terceira pele” porque a casa, assim como a pele de nosso corpo, deve apresentar o que os fisiologistas chamam de permeabilidade seletiva, realizando trocas gasosas, regulando a temperatura, a umidade; enfim, gerando um equilíbrio saudável para nosso organismo.

Por isso as paredes, pisos e tetos das habitações devem ter a capacidade de deixar passar o ar e a água de um modo natural, o que não acontece quando há o citado filme produzido pela tinta química.


Os fabricantes de tintas têm buscado formas de produzidir as tintas Low COV ou No COV - à base de água e com 20% a menos de COV em relação às demais. Porém essas tintas ainda são muito mais caras.


A fim de ter uma edificação mais saudável, utilizamos as tintas à base de compostos naturais, que tem a capacidade de deixar passar gases e água, isto é de deixar a casa “respirar” realizando o perfeito equilíbrio térmico dos ambientes

4 comentários:

Anônimo disse...

wow! legal!

Cris Temer disse...

Olá, Boa Tarde!!

Você poderia me ajudar com o nome dessas tintas ecológicas ou onde eu poderia encontrá-las. Terei um bebê daqui a três meses e gostaria de pintar o quartinho.

Meu e-mail é cristemer@hotmail.com

Obrigada,

Colégio Estadual J. Vicente Lopes disse...

Preciso saber se a pintura feita com o solo para pintar muros não descmancha com o tempo.... e também se a receita d vcs são : solo, água e cola... passa na peneira..etc..

Lecy C. Picorelli Bioarquitetura disse...

Olá CEJVL,
A durabilidade das tintas artesanais a base de terra ou de cal surpreendem pela durabilidade.
Registros feitos pela Universidade de Viçosa/MG chegaram a mencionar uma casa da localidade que manteve um aspecto perfeito após 8 anos que foi pintada com o produto.
Uso na minha receita um outro hidrofugante natural, que além de ecológico e sustentável cumpre muit bem a função de evitar a deterioração da pintura pela ação da água, sem entretanto, comprometer a permeabilidade total das paredes.
Mas há sim a opção, de se usar cola (recomendo a Cascorez de rótulo azul).
A terra para a tinta deve ser "colhida" totalmente seca e só depois de destorroada e triturada é finalmente peneirada. A razão disso é que é neste pó de terra onde há uma maior concentração dos pigmentos naturais.
Dos dias 01 à 05 de Julho deste ano farei novamente as oficinas gratuitas de tintas ecológicas, de telhados verdes, de construção com terra e Moss Grafitti na Expo Itaguaí/RJ a convite da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca e da Prefeitura Municipal e vocês do Colégio já estão convidados. Aproveito inclusive para mandar um abraço para todos os professores, profissionais e alunos.
Obrigada pela vista e visite também o meu outro Blog ( http://lecycpicorelli-bioarquitetura.blogspot.com ).
Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...